Auto conhecimento é na minha opinião a fundação da Psicologia, um sujeito não pretendia, ao cria-la, entender a mente do outro e muito menos a da sociedade, mas entender a si mesmo e então procurar as respostas dentro de si. Dito isso gostaria de citar um filme que me na minha visão fez uma alegoria perfeita desse fato, "Limitless"(Sem limites), o filme se baseia num escritor que passa por uma fase de bloqueio mental, então entrando em contato com um conhecido antigo ele experimenta uma droga que supostamente acelera o processamento do cérebro, dizem que sempre "operamos" muito abaixo de nossa real capacidade cerebral, através desse acesso essa droga faria com que você lembrasse de tudo, digo tudo o que já teve contato na vida. Isso o faz aprender desde outras línguas, até a lutar...
O enredo é legal, com algumas reviravoltas boas, porém meu ponto aqui é observar o que a droga faz. Ela simplesmente permitiu que ele acessasse toda a gama de informações que esquecemos todos os dias, imagine todas as possibilidades, ele ficou super inteligente unica e exclusivamente por que lembra tudo o que já fez na vida, ele se conheceu, tem controle de suas emoções e mantem sempre seus objetivos e metas na vida.
A terapia simplesmente faz com que você se conheça, você tem que vencer seus próprios problemas, lógico que é necessário alguém para mediar esse processo(o psicólogo), mas o importante é entender que se você tivesse controle sobre suas memórias, informações, mantivesse metas e possui-se auto controle, provavelmente se tornaria um super herói, sem picadas de insetos radioativos, sem exposições a raios gama, somente através do auto conhecimento.
"Everything is possible... when you open your mind"
Nenhum comentário:
Postar um comentário