quarta-feira, 21 de março de 2012
Psicologia x Anime
Enquanto estudante de psicologia é muito natural que eu tente analisar tudo o que vejo diariamente com uma visão psicológica e as vezes social, e creio que não faço mais do que meu dever, quero dizer, sempre temos que nos esforçar para sermos críticos na vida. Porém é muito fácil olhar algo que pretende causar polemica, como casos "Datena" etc e analisar, opinar e discutir. Sou um fã alucinado de desenhos japoneses, hoje em dia muito populares Animes, assisto esse tipo de animação desde os 6 anos na extinta TV Manchete e por isso digo com alguma autoridade que fazem no minimo 10 anos que não se criava um desenho animado decente na TV, meu mérito não é discutir gostos mas relatar um fato. São criados milhares de animes no Japão todos os dias, aqueles que se tornam Mangás(revistas em quadrinho) são os selecionados como melhores pelas editoras, após isso os que conseguem chegar a tornar-se uma série de TV, são realmente bons! Lógico que sempre haverão exceções, mas de uma maneira geral todos abordam temáticas muito interessantes, sérias e com um fundo extremamente critico.
Estou querendo atingir aqui uma reflexão enquanto o olhar sobre as coisas do mundo, se somos alunos ou interessados em Psicologia, devemos estar primeiro abertos a novas experiências e depois atentos para tudo poder observarmos com olhar critico.
Então é muito fácil, eu diria, observarmos algo feito para causar algum distúrbio social e criticar ou repensar, mas assistir um desenho e analisar filosoficamente a história é que seria o real desafio. Você pode estar pensando que eu sou imaturo ou algo assim, porém reforço minha ideia de que todos deveriam ao menos tentar assistir Naruto, por exemplo, mas mas especificamente(e sempre que posso indico as pessoas...) um anime que se chama Death Note, extremamente interessante, traz assuntos como poder, sociedade e corrupção(alem de morte, monstros etc).
Avatar(não o filme dos carinhas azuis), A lenda de Ang, é uma série criada com uma ideia social antropológica fortíssima! Monstra a invasão de uma nação ou sua "investida" contra toda a humanidade, por julgar-se a raça superior(lhe soa familiar?) ensina história de uma maneira bem mais suave e fácil. Sua segunda temporada foi recentemente lançada e em seu 1° episódio já traz uma temática muito boa, num mundo onde algumas pessoas tem poderes e outras não, algumas não tentariam oprimir as outras? Se você tivesse poderes, não faria algo para conseguir o que quer na vida de maneira mais rápida? Seria responsável?
Dilema de poder social, Dominância, Xenofobia, Preconceito etc. Além das lições e bons exemplos que dão as crianças(e a alguns adultos) como amizade, cuidado ao próximo e paz.
Esse texto tem como finalidade expor meu pensamento e tentar ajudar quem de certa forma ainda carrega algum tipo de incerteza ou rejeição em relação à desenhos japoneses ou a olhar de maneira critica tudo o que vemos, desde a novela das 8, ao filme premiado com 10 Oscar.
"Precisamos quebrar nossos paradigmas..."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pessoas ignorantes sempre existirão, Einstein diz que as mentes pequenas sempre tentaram impedir as grandes mentes. Animes são excelentes, e lidam com o psicológico sim, são feitos pensando nisso, e quanto mais isso estiver presente, melhor o anime é. Faço Psicologia, estou no segundo período, e vejo estudantes que ignoram isso completamente. Melhor para mim, certamente terei mais sucesso que eles. Aproveite o facebook, grupo de animes, e um site chamado Anitube, onde as pessoas comentam sobre o anime, e outros sites também sobre animes onde as pessoas também comentam. O mundo não se restringe a esses ignorantes de mente limitada. Quando conversamos com essas pessoas, nem assunto elas tem.
ResponderExcluirPsycho-Pass, fica a dica. ;)
ResponderExcluir