quinta-feira, 5 de abril de 2012

Limites e Autonomia

O capitalismo é um sistema baseado no dinheiro e na aquisição do mesmo, quanto mais dinheiro, mais poder. No entanto ele se impõe até certo ponto, o homem, insaciado procura sempre mais, muitas vezes por simples vaidade, por exemplo, buscar uma promoção dentro de uma empresa simplesmente por que o salario é maior ou ainda por que efetivaria um status maior, ignorando quaisquer fatores externos, que afetariam a pessoa ou sua família.
Ainda o quão "robotizados" estamos hoje em dia, vivemos em rotina constante, ininterrupta e não reclamamos, pois perdemos nossa visão critica, ou aquela "busca" por uma saída... uma procura por nossa, então perdida, autonomia.
Autonomia refere-se a vontade de cada individuo "livre" de repressões, ou objeções externas as suas. Porém, num mundo industrializado, automatizado e massificado, o quanto delimitada esta essa vontade, como poderíamos realmente defender nossa autonomia sem sermos radicais em relação ao meio social?
Mediar nossa vontade com nossos afazeres é tão importante quanto "acordar" para a ideia de que nossa subjetividade esta cada vez menor e que se não avaliarmos e agirmos diariamente tendo em vista preserva-la, corremos o serio risco de perde-la. Nos tornaríamos assim, apenas "mais um na multidão", perdidos entre muitos, sem personalidade e opinião própria... mais uma engrenagem no sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário