terça-feira, 22 de maio de 2012

"Ouro de tolo" Raul Seixas

Raul sem duvidas é um dos maiores músicos que já existiram no Brasil, mesmo quem não gosta tem que respeitar seu impacto na musica Brasileira, inclusive, eu não escuto tão assiduamente Raul, mas conheço varias de suas musicas, principalmente através de professores, antes do ensino médio e agora da faculdade e isso não é atoa, suas letras eram polemicas e abundavam metáforas muito bem construídas, que definiam suas criticas sociais, enfim, tudo o que eu colocasse aqui seria insuficiente pra tornar claro a amplitude desse grande compositor e musico, só pretendo expor minha própria analise e propor uma reflexão em relação a uma musica especificamente, "Ouro de tolo". Espero que gostem.

Segue o link do seu vídeo no Youtube:  http://www.youtube.com/watch?v=cn0S56WPkjQ

O autor fala sobre um assunto muito delicado ao ser humano, sua limitação. Delicado pois durante toda a história o homem criou artifícios ou embasamento cultural para tentar dar um "sentido a vida", através da religião ou de um conceito de que não morremos, mas somos recompensados com o paraíso, por exemplo.
Comenta alguns "clichês" sociais como o fato da sociedade definir o conceito de felicidade por, crescer, estudar, casar, trabalhar, procriar etc. Ou seja, ser feliz é algo muito subjetivo, porém essa subjetividade esta cada vez mais difícil numa sociedade onde as pessoas estão cada vez mais condicionadas pelo capitalismo, ou a religião ou qualquer influência exterior, as pessoas procuram "perfis" pra definirem a si mesmas, buscam serem condicionadas.
Na minha opinião então o autor defende essa "personalidade" de cada um em definir "o que é a felicidade" e principalmente como posso aproveita-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário