quarta-feira, 30 de maio de 2012

Raízes que causam o mal do século XXI


É uma audácia, para dizer no mínimo, que eu me proponha a meramente discutir sobre raízes de problemas ou infortúnios de todo um século, no entanto creio que vale muito a pena pois proponho não uma saída, ou uma resposta, mas um apontamento esperando gerar quaisquer tipos de reflexão.
É muito conhecido o conceito  do equilíbrio na vida, interno e externo em relação ao homem, no entanto num mundo frenético, capitalista e regrado é muito difícil manter-se longe do primeiro mal, que é a ansiedade.
A ansiedade é a “pré” ocupação(a palavra já diz tudo) com algo que nem aconteceu. Esse é um mal terrível e seu maleficio maior vem do fato das pessoas subestimarem ele, ninguém vê ansiedade como algo realmente ruim, as pessoas até definem-se como ansiosas, apresentam-se como tal:

_ “Nossa eu estou aguardando pacientemente a muito tempo aquele ultimo episódio...”
_”Meu Deus!! Nem me fala, preciso ver aquilo agora, você lembra daquela ultima cena... O que vai acontecer agora!!! Será que eu encontro online?! Não vai dar pra esperar...!!!”
_ “Calma, já já chega o dia, é gostoso esperar e criar uma expectativa a respeito...”
_ “Não! Você esta maluco, queria ver tudo de uma vez só, acho que vou assistindo todos os episódios novamente, assim me acalmo até semana que vem!”
_ “...”
_ “hahaha, desculpa sou meio ansiosa!”
*Baseado em fatos reais.

É então um grande problema pois cria problemas... Uma vez ansioso você não consegue focar em quase nada, não pensa direito, vive um momento que não chegou e sofre por antecedência. Quem já não sofreu por um bronca que sabia que iria tomar? Ou por qualquer coisa que você considere ruim, mas que não  havia ocorrido ainda!
O segundo mal eu demorei para conseguir destacar como problema, mas muito recentemente tenho conversado e visto que em meu meio social acontece muito, procurei outros meios, até internet e encontrei-o em todos os cantos, o rancor.
O rancor, assim como a ansiedade é de grande maneira subestimado, pois as pessoas o condenam, mas ainda assim não se contem em relação a expressa-lo ou senti-lo. O rancor nada mais é do que uma raiva ou um ódio de algo ou alguém que não nos levará a nada...
Vejo pessoas falando que matariam umas as outras se pudessem, e sei que obviamente ninguém vai matar ninguém pois isso não é algo que uma pessoa sã faria e ninguém que anda comigo é psicopata, que eu saiba. No entanto são pensamentos e ideias pejorativos que somente “pesam” na pessoa.
Ao guardar quaisquer sentimentos ruins em relação a alguém(geralmente é alguém) por mais que as pessoas não conheçam a situação ou a pessoa, tomam suas conclusões e admitem essa sensação ruim, nada de bom pode surgir disso, você mais uma vez perde seu foco, perde sua concentração e começa a tramar planos de vingança, totalmente sem sentido, a sofrer com uma espécie de ansiedade e a entristecer-se quando a pessoa(alvo) fica feliz, os níveis de absurdo elevam-se conforme o tempo passa. Tudo o que pode surgir disso são, surtos psicóticos e eventualmente uma possível depressão.
Mais uma vez serei ousado, gostaria de pedir, de verdade, policie-se, da próxima vez que ficar chateado(a), com alguém, fique, mas momentaneamente, procure concentrar-se em outras coisas eventualmente, pois como eu disse, absolutamente nada de produtivo provém de um sentimento tão ruim.
Agora sim! O mal do século XXI, isso nem fui eu quem primeiro pensou, já existem pesquisas com números sólidos que mostram como esse mal tem afetado a nova era.
Mas minha intenção aqui é comentar sobre as possíveis causas dessa depressão, por que mais e mais pessoas sofrem desse mal que é interno, o que tem provocado essa “onda” de casos depressivos?
Vivemos na era da informação rápida, no entanto as pessoas estão cada vez mais distantes, separadas por aquilo que deveria uni-las, a comunicação! Via internet, principalmente, tem se tornado algo cada vez mais impessoal, conversamos muito com alguém através do facebook ou msn, mas ao vivo, ficamos sem assunto!
Li em uma revista que a única causa de gostarmos tanto de redes sociais é que elas realmente são nossas vidas, mas editadas. Exatamente, uma vida sua, com você, porém editada, somente fotos boas, momentos bons e assuntos interessantes...
A depressão pode e provem de inúmeros motivos ou razões, os quais não tenho capacidade de colocar um por um aqui, mas posso afirmar que a manutenção interna, através de terapia, auto conhecimento e assim dominância em relação a suas próprias emoções podem ajudar a prevenir(todos entendem que estar deprimido e ser depressivo são duas coisas completamente diferentes), senão erradicar as depressões mais simples(lembrando que existem depressões que provém da genética e devem ser tratadas com a ajuda de um Psiquiatra, através de fármacos), no entanto, mais uma vez se policiar em relação aos seus próprios sentimentos, atitudes e pensamentos diários, principalmente visando o equilíbrio em tudo, além das "raízes" do problema, pode ajudar muito a amenizar a possibilidade de algo tão ruim como uma depressão atingi-lo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário